top of page
Buscar
Foto do escritorPedro W

The World is not a Desktop

Atualizado: 25 de set. de 2018

Durante a leitura do texto, me remeteu mais aí uso da tecnologia de realidade aumentada e a implementação de implantes no corpo, o que ao meu ver converge no tema e conclusão do texto que é a presença da tecnologia a um ponto em que ela é percebida como parte intrincara da realidade tornando-se assim invisível


Com isso o texto me remeteu a alguns projetos que conseguem alguma intervenção portem estão longe de estarem invisíveis e também a algumas obras de entretenimento que demonstram exemplos do uso da tecnologia de forma invisível e efetiva.


A primeira associação foi com os smart-glass, que mesmo não tento a repercussão esperada aborda esse tema no momento em que essa tecnologia tentava deixar a tecnologia invisível através de sua associação de um computador com uma tecnologia que é considerada invisível no texto (os óculos).



Outra associação foi com o uso em desenvolvimento de tecnologias de realidade mista para a elaboração e mapeamento ou até mesmo a projeção de informações de suma importância como nem um retrovisor de carro ou usando projeções em uma mesa, conceito que já está em desenvolvimento mas é muito mais utilizado em séries e filmes de ficção.



Outra associação foi com alguns projetos que foram expostos no Anima Mundi onde criavam uma narrativa que dependia da interação através de controles, sensores e óculos de realidade virtual que durante alguns breves momentos, porém ela está longe de ser invisível.


A última associação foi com alguns aparelhos que tem se tornado cada vez mais comuns em nossos dia a dias que seriam os "assistentes" virtuais, como o Amazon Echo, onde a interação com ele pode ser considerada invisível e já intrínseca ao dia a dia do usuário.




Conclusão :

O conceito abordado no texto é muito interessante e gerou uma reflexão perante as possibilidades de interface e de interação. No cenário atual a tecnologia de diversas coisas que usamos no dia a dia ainda está bem visível porém já existem alternativas e ideais de interação que beiram a questão da invisibilidade mencionada no texto.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page